Tire suas dúvidas e conheça como funcionam as normas regulamentadoras da indústria.

Para evitar gastos com indenizações, tratamentos médicos e afastamentos, a integridade e a capacidade de cada funcionário precisam ser protegidas. Por isso o Blog Industrial Nomus criou um artigo que explica que são, qual a importância e dão exemplos de normas regulamentadoras da indústria.
1. O que são as Normas Regulamentadoras?
São um conjunto de procedimentos técnicos que têm como objetivo a segurança no trabalho. Com caráter obrigatório, foram criadas e podem sofrer alterações por intermédio do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Existem 36 Normas Regulamentadoras (NRs) publicadas, e toda empresa é obrigada a segui-las.
2. Por que são tão importantes?
As normas são importantes, pois têm como finalidades:
prevenir acidentes;
garantir a saúde e a integridade do trabalhador no canteiro de obras;
impedir a realização de trabalhos em condições precárias;
assegurar o uso de equipamentos de segurança;
criar padrões para cada procedimento.
3. Quais são os riscos de não segui-las
Segundo os itens 1.7 e 1.8 da Norma Regulamentadora 1,
3. Quais as principais NRs da indústria
4.1. NR-3
Essa NR vem tratar sobre as medidas de urgência de Embargo ou Interdição, que significam a paralisação de serviços, seja em uma obra ou em parte dela (embargo total ou parcial), ou em um estabelecimento ou parte dele (interdição total ou parcial).
4.2. NR-5
Tem como objetivo a formação da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), composta por representantes do empregador e empregado, de acordo com a quantidade de funcionários e diferentes riscos aos quais eles podem estar expostos na instituição.
4.3. NR-6
A Norma Regulamentadora 6 tem como assunto o uso de equipamento de proteção individual.
4.4. NR-10
Essa NR regulamenta os serviços que envolvem eletricidade. Esses serviços podem estar ligados à geração, transmissão, distribuição e consumo, manutenção de instalações ou qualquer outro trabalho realizado nas proximidades. Um ponto interessante citado nela é que, se as normas técnicas nacionais forem omissas sobre alguma posição, as internacionais respectivas devem ser respeitadas.
4.5. NR-12
Muito técnica e importante, a NR-12 trata especificamente de máquinas e equipamentos. Apresenta detalhamentos sobre distanciamento e configuração de proteções, além de mostrar um grau de aperfeiçoamento maior do que as primeiras NRs.
4.6. NR-15
É uma NR simples e relativamente pequena, mas é composta de mais de 80 páginas em anexo. Ela trata de atividades e operações insalubres, sendo muito objetiva ao listar quais são elas em seus anexos.
4.7. NR-17
Discorrendo sobre ergonomia, essa NR já tem em seu primeiro item uma de suas frases mais consideráveis. Ela ressalta que seu objetivo é estabelecer parâmetros que permitam a adaptação das condições de trabalho às características dos trabalhadores, de modo a proporcionar seu conforto. Ou seja, o trabalho deve se adaptar às peculiaridades psicológicas e físicas do trabalhador, e não o contrário.
4.8. NR-25
Essa última NR que vamos abordar tem como propósito tratar das medidas preventivas sobre o destino final dos resíduos industriais, garantindo a segurança dos envolvidos na ação. Os resíduos industriais podem vir do setor metalúrgico, químico, automotivo, de alimentos, entre outros.

Fonte tirada do site da NOMUS

Comentários