Indústria 4.0: O Que Ela Fará Com o Seu Emprego?


Um dos termos mais utilizados no meio empresarial atualmente é Indústria 4.0. O conceito define a quarta revolução industrial, que consiste no aprimoramento das estratégias de automação de processos.

Isso é possível através de uma série de ferramentas e técnicas, como: a internet das coisas, sistemas adaptativos e análise de dados em tempo real.  Esse conjunto de mudanças promete alterar completamente e em poucos anos, a forma como trabalhamos.
É possível encontrar diversas fontes on-line sobre o assunto, mas uma questão paira no ar: o que essa nova onda de disrupção e inovação agressiva fará com o emprego como conhecemos?

Integração Tecnológica

O primeiro aspecto óbvio sobre a Indústria 4.0 é a necessidade por profissionais que sejam capazes de se integrar com novas tecnologias. Preste atenção ao termo: Integrar.
Os novos sistemas produtivos são baseados no aprofundamento da relação entre seus componentes. Pessoas, processo e tecnologias se tornam extensões uns dos outros e complementam suas funções em cadeias produtivas altamente lógicas e que prezam pela extinção da ineficiência.
A grande questão dentro disso é que não basta saber manusear o programa a ou b, que representa uma grande inovação hoje. Em poucos anos, ou até meses, esse mesmo programa pode ser substituído por outro mais eficiente, fazendo com que a necessidade de desenvolvimento e aprendizado jamais cesse.
A mesma lógica se aplica aos processos e aos profissionais com quem se atua. Tudo se transforma em ritmo frenético e não há margem para hesitação. O risco de se tornar obsoleto é real.

Foco em Resultados

Uma das premissas básicas da estrutura promovida pela Indústria 4.0 é a medição em tempo real de tudo o que influencia os resultados da organização. Isso não é diferente para os profissinais.
Você precisa aprender a lidar com a aferição constante do seu desempenho e desenvolver estratégias para expor claramente os resultados que traz para a organização. Se não consegue demonstrar seu payback, dificilmente terá algum valor aos olhos dos gestores nos próximos anos.

Fatos e Dados: a Base da Gestão

O trabalho baseado no levantamento e tratamento de dados nunca esteve tão em evidência. Ele representa um dos pilares da Indústria 4.0 e abriga uma quantidade cada vez maior de profissionais. Em contra partida, o trabalho operacional começa a ser substituído de pouco em pouco por recursos tecnológicos.
Assim, espera-se de cada indivíduo envolvido nos processos, a capacidade de assimilar informações e convertê-las em atitudes que agreguem valor ao negócio. As pessoas continuam no jogo, mas agora elas serão medidas pelas soluções que trazem e pelas habilidades que máquina nenhuma possui.

Visão Sistêmica

Uma das barreiras mais importantes quebradas pela Indústria 4.0 é a de compartimentação das áreas organizacionais. O indivíduo e os próprios setores só fazem sentido quando entendem seu impacto sobre o todo e desempenham seus papeis de forma colaborativa.
A partir disso, os resultados já não se baseiam no desempenho individualizado ou setorial, mas na sinergia dos componentes do negócio. Isso requer profissionais dispostos a distribuir o conhecimento que possuem, a buscarem por soluções integradas e a se engajarem em iniciativas multidisciplinares, focada no benefício do negócio.

A Indústria do Futuro Bate à Porta

A Indústria 4.0 não é uma realidade do amanhã. Trata-se de uma revolução que atravessará anos, talvez décadas, mas que já começou com força total e tem impactado diversas profissões.
É um movimento a ser temido por profissionais que se recusem a mudar, a evoluir. Ao mesmo tempo, é uma grande oportunidade para mentes inovativas, em busca de negócios sustentáveis a longo prazo.
Saiba que sua profissão, assim como todas as outras, sentirá os efeitos no devido tempo. Se você não sabe bem como lidar com isso, comece pesquisando as últimas inovações tecnológicas do seu setor e o que um profissional precisa para lidar com elas.
Você pode resistir e sofrer as consequências, ou abraçar a inovação e fazer dela um novo caminho para sua carreira. Independentemente disso, as mudanças prevaleceram. Elas sempre prevalecem.

Materia tirada do site venatusconsultoria 

Comentários