O que são MTBF e MTTR? e como Melhorá-los com Reparo Eletrônico

O que são MTBF e MTTR? e como Melhorá-los com Reparo Eletrônico

MTBF (mean time between failures ou tempo médio entre falhas) e MTTR (mean time to repair ou tempo médio para reparo) são dois indicadores relacionado à disponibilidade de uma aplicação. Apesar de sua relevância no desempenho de processos, muitos gestores subutilizam esses indicadores de desempenho (KPIs) em suas atividades de controle.
O MTBF é a métrica que se refere à média de tempo transcorrido entre uma irregularidade e a próxima falha. Essas falhas de tempo podem ser prognosticadas por meio de uma fórmula. Já o indicador de MTTR refere-se ao prazo médio que demora para realizar uma correção depois da eventualidade, o erro. Ou seja, é o tempo gasto durante a intervenção em um determinado processo.
Os dois índices são empregados como base referencial para tomar decisões nas organizações. O objetivo de uma operação é sempre aumentar o MTBF e diminuir o MTTR.
Se tratando da diminuição do MTTR, a Terceirização do Conserto de falhas é uma realidade, e pode diminuir drasticamente seu tempo de máquina parada, se realizado com quem tem habilidades no diagnóstico e estoque de componentes.
A gestão do reparo eletrônico deve ser encarada como uma parceria onde a efetividade do reparo se dará com alguns dos fatores fornecidos pelo cliente final, tais como:
  • O que ocorreu antes da falha?
  • Alguém tentou realizar o reparo no equipamento?
  • Quais erros ou falhas o equipamento apresenta ou apresentou antes de parar de funcionar ou apresentar anormalidade? 
  • Foi feito levantamento anterior de componentes e/ou reparo preventivo de maneira a ter os equipamentos em estoque?

Percebe-se uma dificuldade grande de empresas independente de seu porte em realizar esses tipos de avaliação, dentre esses alguns ainda não conhecem o reparo e utilizam a compra de novo como "plano A" sempre, diminuindo consideravelmente a rentabilidade do setor de Manutenção.
Caso ainda não tenha plano de manutenção avalie os fatores informados e não deixe de economizar como reparo eletrônico.
#ReparoCompensa

Comentários